O TikTok é uma rede social chinesa de vídeos que se caracteriza pelo seu conteúdo autêntico gerado por seus usuários. Dublagens e danças são os favoritos por lá, e devagar o TikTok foi ganhando público, principalmente os mais jovens em idade pré-adolescente. Ele nem era tão popular aqui no Brasil mas caiu no gosto da galera no período da quarentena. Com mais tempo em casa, todo mundo deu um jeito de baixar o app para pelo menos matar a curiosidade. E assim ele tornou-se o aplicativo queridinho de milhões de pessoas nos últimos meses.
Além de usuários comuns e influenciadores, grandes e pequenos negócios começaram a criar conteúdos por lá também como forma de conquistar mais público e direcionar os seguidores para suas páginas de Instagram e sites. Um dos pontos mais altos do TikTok é seu algoritmo “do bem”. Ele entrega o conteúdo produzido para milhares de pessoas e você acaba aparecendo para muita gente no feed ou For You, como é chamado por lá.
O sucesso foi tanto que a equipe de Mark Zuckerberg entrou em alerta, e percebendo a migração das pessoas para o TikTok deu um jeito de tentar trazer essas pessoas para o Instagram novamente. Afinal, tem muita gente passando mais tempo no app chinês do que nos stories, que foi a grande sensação dos últimos anos. E ele tomou mesmo uma atitude que foi transformar o “Cenas”, uma ferramenta com pouco uso nos stories, no “Reels”, com possibilidades de fazer dublagens, colocar efeitos de som e imagem e tudo mais que o TikTok faz.
E quando Mark entra na briga ele entra pra valer. O Instagram criou também uma novaaba de conteúdo no perfil dos usuários só para o Reels, mas as publicações também poderão ser compartilhadas no feed e, no caso de uma conta pública, na página Explorar. Os reels também passarão por uma curadoria e os melhores aparecerão na seção “Em destaque”. Resumindo: ele praticamente criou um TikTok para o Instagram.
Mas como o meu negócio pode se inserir nos contextos dessas novas redes?
Uma coisa que já vem sendo falada há alguns anos pelos setores de Marketing Digital é que o vídeo é a mídia da vez. Então se o seu negócio não está adaptado para pensar em formatos audiovisuais, já passou da hora de começar a estudar esses tipos de conteúdo. A próxima geração adulta com poder de consumo são as chamadas nativas digitais ou geração Z. Eles já estão entrando no mercado de trabalho e sua cultura é totalmente voltada para o digital e as facilidades que esse universo oferece. Isso acontece por causa do amplo acesso que a Geração Z tem às informações, por meio da internet, utilizando ferramentas como smartphones, tablets etc.
A gente sabe que nem todo negócio possui condições de contratar grandes produtoras de vídeo para produzir seus materiais, e a nossa dica é: comece a mostrar os bastidores do seu negócio, mesmo que de forma mais simples, pelo celular. Para quem ainda não se habituou com o TikTok, uma forma prática de começar é estar presente nos stories do Instagram da sua marca e criar aproximação com seu público através dessas ferramentas. Faça testes para descobrir o que seus clientes se interessam mais. Quem não está utilizando a tecnologia para criar conteúdos relevantes, está deixando de vender mais.
Precisa de ajuda para inserir seu negócio nas novas plataformas digitais? Fale conosco pelo telefone ou Whatsapp: (27) 4042-0308, ou preencha o formulário abaixo.