O crescimento do comércio eletrônico durante a pandemia foi impulsionado de um jeito jamais visto. Segundo o relatório da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce brasileiro cresceu 75% em 2020. Com isso, grandes e pequenos lojistas procuraram investir maiores esforços para o mercado digital.
Essa explosão do varejo online tem atraído cada vez mais empresas de diversos segmentos, buscando adaptarem-se ao mercado competitivo. Ainda segundo o relatório do Mastercard, em 2020 o hábito de comprar online teve um crescimento disparado, o levantamento indica que 86% dos consumidores priorizam compras feitas por e-commerce.
Ou seja, é uma oportunidade para os varejistas aproveitarem e impulsionarem as suas vendas, mas durante este caminho podem existir alguns desafios. É preciso contornar a raiz do problema para assegurar bons resultados para o seu negócio.
Apresentar um e-commerce bem estruturado, com gateways responsivos e seguros, garante um lugar bem posicionado frente à concorrência. Para te ajudar, aqui está uma lista de alguns problemas que precisam atenção em um e-commerce:
- Problemas com logística.
Trocas e devoluções acabam gerando problemas em um e-commerce. Mas, se estiver com uma logística bem preparada, essa é uma oportunidade para conquistar o seu consumidor e fidelizá-lo com uma experiência diferente.
Uma boa pedida é estabelecer uma política de trocas no seu site, na intenção de padronizar os processos com o cliente e estabelecer regras na casa. Diante dessa política é possível planejar a operação e custos da logística, e ainda ganha uns pontinhos com o consumidor.
- Site devagar e mais lento ainda na versão mobile.
Um site com carregamento devagar acaba frustrando a experiência de compra do seu consumidor, às vezes levando a pessoa desistir ou ir buscar o produto em outro lugar. É recomendável que sua página tenha um tempo de carregamento de 2-3 segundos.
Como detectar?
Para detectar esse problema é bastante simples, é só verificar a velocidade em algum site, como por exemplo o Google PageSpeed Insights. Se o site estiver muito lento, a página oferece recomendações para você solucionar o problema.
- Checkout longo e complexo.
A experiência do checkout pode ser decisiva e pegar seu cliente de surpresa. Se sua empresa passou muita credibilidade e tranquilidade durante a jornada de compra, o checkout precisa ser igualmente fácil para finalizar bem e com coerência. Ou seja: nada de check outs longos e complexos.
Como evitar?
Redirecionar o usuário para uma página fora do carrinho ou do próprio e-commerce pode acabar gerando insegurança no consumidor. Por isso, foque em recursos que mantenham o cliente na mesma página, onde poderá finalizar a compra de modo dinâmico e prático!
Alguns problemas exigem mais atenção e análises que outros, mas de fato, todos precisam de soluções. Agora você conhece um pouco mais sobre comércio online e como contornar alguns obstáculos. Mas, se você anda buscando especialistas para ajudar a estruturar o seu e-commerce, entre em contato com a Ilha Tecnologia! A equipe com as soluções certas para o seu negócio.