Você já se deparou por aí com o GAFAM? A sigla representa os gigantes da tecnologia que dominam o mercado digital. São eles:
Google – Maior site de buscas do mundo.
Apple – Valioso valor de mercado em produtos eletrônicos.
Facebook – 2,7 bilhões de usuários.
Amazon – Maior e-commerce do mundo.
Microsoft – Maior empresa de venda de softwares e serviços para computadores.
Juntos tornam-se o oligopólio da internet que todo usuário conhece e utiliza dos serviços. Atualmente a GAFAM tem grande influência na distribuição por plataformas globais e um novo modelo de negócios. Novas relações profissionais e pessoais foram se desenvolvendo, a dinâmica do fluxo comunicacional ganhou novas possibilidades, tudo graças a convergências de infraestruturas onde a rede conecta usuários, empresas, produtos, serviços e informações a todos.
Essas empresas sabem como trabalhar no digital e se destacam pela excelência. Por exemplo, o Google é a principal fonte de informações online, onde o conteúdo está acessível a todos, mas não produz nenhuma das informações que dá acesso. Já o Facebook, construiu a maior rede de usuários, negócios e informações, mais conectado e em escala global.
Aproveitando da globalização da tecnologia, utilizando diferentes estratégias e possibilidades para criar e compartilhar conteúdos, os grandes conglomerados de comunicação estão liderando o mercado midiático atual, e são grandes influenciadores no novo ecossistema infocomunicacional, onde produção e distribuição de conteúdos são o foco.
A integração de todos esses elementos e com foco na distribuição de conteúdos, situações e culturas próprias foram tomando forma e conhecimento em escala global. Todos têm espaço de identificação na web.
Em relação à economia, um valor -subjetivo- é atribuído conforme determinado conteúdo ganha atenção, e é reproduzido dentro de um looping virtual. Cada usuário é responsável pela manifestação do valor, que é capturado pelas corporações, transformado e explorado para aprimorar os produtos e redistribuir para os usuários interessados, ou com maior probabilidade de interesse.
Diante todo esse cenário, não tem como não reconhecer a influência do GAFAM no mercado digital e mundial. São os gigantes da tecnologia.
Curtiu o conteúdo? Entre em contato com a Ilha para saber como utilizar esses serviços para melhorar o seu negócio.