Muito se fala em produção de conteúdo, e as opiniões são praticamente unânimes em relação a sua importância. Claro, o conteúdo atrai, orienta, informa e legitima o posicionamento de seu negócio de uma forma leve e atrativa. Mas de nada adianta produzir toda essa carga de informação se no final das contas você não gera vendas, por isso, a geração de Leads é essencial para materializar esse interesse do cliente no seu produto ou serviço. Nunca é demais lembrar: quanto mais Leads foram gerados, mais oportunidades de vendas você terá. São inúmeras as técnicas para otimizar o processo de conversão, e com a internet, os métodos foram simplificados através de ferramentas e estratégias, para ajudar na necessidade de construir um relacionamento com o consumidor.
A construção de um relacionamento possibilita entender cada vez mais as necessidades dos clientes para que você consiga oferecer os produtos e serviços que eles desejam, da maneira como desejam e quando precisarem. O processo de construção ajuda a caracterizar a sua interação com este consumidor e a executar essas três tarefas específicas, sempre com o intuito de aumentar as receitas, vendas, lucros e fidelização de seus clientes. Hoje, investir no fortalecimento da relação com os consumidores é imprescindível dentro de qualquer equipe de vendas e marketing, podendo auxiliar as lideranças de cada segmento no tratamento dos prospects com estratégias cada vez mais assertivas. Pensando nessa construção com as informações corretas sobre seu público-alvo, algumas táticas podem criar um ambiente completamente novo para o consumidor, que pode aumentar consideravelmente os níveis de conversão.
Um exemplo que ilustra a importância de integrar as iniciativas de geração de leads com uma relação com o consumidor estabelecida com consistência, nutrido pelo time de marketing, é porque, no final das contas, com a tática de interação certa, fica mais fácil para o lead ser convertido para um cliente fiel e defensor da marca. Se isso não estiver devidamente interligado e a etapa de entrar em contato com o cliente demorar, essa pessoa, que estava interessada no produto ou serviço, pode rapidamente perder o interesse. Trazendo para a realidade Off, se entrarmos em uma loja e o vendedor demora para nos atender, qual a reação da grande maioria? Virar as costas e ir embora do estabelecimento. Por isso, gerar leads e buscar utilizar informações e dados para estabelecer uma relação de confiança com o consumidor, focando na conversão de vendas, é um dos fatores que levam ao sucesso.
Na prática, existem diversas metodologias aplicadas para agregar na relação marca-empresa. Se o Lead foi captado em uma rede social, por exemplo, ele está no funil de vendas e pode ser convertido até a etapa final da jornada de compra. Com o setor de vendas ou a equipe responsável por acompanhar essa conversão trabalhando essa relação do modo certo, as chances de alcançar determinado objetivo, seja apenas realizar a venda e/ou converter para um novo cliente fidelizado, aumenta. Não adianta só gerar o lead, é preciso acompanhar o processo de conversão com as informações certas!
Outro ponto importante em desenvolver uma relação de confiança com o consumidor estrategicamente pensando na conversão de vendas, é o poder que essa relação oferece para criar promoções e campanhas através da interpretação analítica das últimas interações feitas. Fique ciente das tendências, hábitos de compra, feedback de produtos e até o que funcionou melhor nas suas campanhas de marketing. As informações promovem maior clareza e ampliam as possibilidades de se relacionar com os clientes. Um dos maiores valores dentro de uma empresa é a informação, quem sabe utilizá-la bem, consegue direcionar suas ações para o caminho do sucesso.