Empatia com o consumidor. O exercício de vestir os sapatos do seu público para entender melhor sobre suas necessidades e anseios é uma das práticas mais adotadas hoje em dia por marcas que desejam estar mais presentes na jornada de consumo do seu público.
Observando atentamente o mercado, a maioria das marcas, ou boa parte delas, mantém uma relação apenas de compra e venda com o consumidor. Sendo privilégio de grandes marcas criar e manter relacionamento com seu público com mais facilidade.
Com a globalização da internet e avanço das tecnologias tanto na comunicação quanto na inovação de serviços, novas possibilidades de interatividade estão surgindo para agregar valores na relação marca-consumidor.
Um conceito empregado hoje em dia tanto no meio online quanto no offline, é a humanização das marcas. Humanizar é o ato da marca se aproximar das pessoas, entendendo seus desejos, sentimentos e necessidades.
Um exemplo simples e bastante comum sobre o processo de humanização são as datas comemorativas. Como por exemplo, o dia das mães, que está sempre sendo associado a carinho, afeto e amor. Enquanto a páscoa, de um outro lado, tem o espírito de renovação como ponto chave para comemorar a data. Atualmente, essa associação busca tornar o momento mais interativo em relação ao consumidor com a marca, uma atitude para aproximar marcas de pessoas, tornando-as, para seus consumidores, mais humana.
Para somar na aproximação do público com o universo da empresa, algumas delas buscam dar vida para o meio digital com a criação de personagens! É o caso de empresas como Casas Bahia, Magazine Luiza e Natura, por exemplo.
Essas marcas carregam posicionamento claro e conciso. Adotam personagens digitais para que sejam porta-voz para seu público sobre todos os valores associados a marca, que muita das vezes está mais do que consolidada na vida do público, entretanto a profundidade na relação acontece através da interação nas redes.
Não entenda mal, o foco ainda é vender produtos e serviços, e nunca deixará de ser. Mas além disso, é sobre estar presente ativamente na vida do consumidor, proporcionando uma abertura para construir um vínculo duradouro e ganhar espaço no seu dia.
Entre as vantagens que podemos colher com o processo de humanização da marca, a comunicação evolutiva se destaca, pois através dela conseguimos inspirar seu público e gerar oportunidades para que se tornem aliados da marca, apoiando e engajando os conteúdos das redes de modo natural.
A Ilha também embarcou nessa onda e topou o desafio da criação de um personagem virtual para a Honda Shori. A Iasho já está presente ativamente nas plataformas digitais da marca, facilitando o contato com o cliente e o aproximando da marca por meio das redes.
Por aqui a transformação digital já está a todo vapor. Deseja aproveitar este momento e incluir sua marca nas tendências digitais? Entre em contato com a Ilha! Somos especialistas no assunto.