Impactos da pandemia no futuro do e-commerce: tendências para 2021

Compartilhe esse conteúdo:

A pandemia do Covid-19 impactou as nossas vidas de diferentes formas. Uma delas é na maneira como compramos, que se tornou muito mais digital. O e-commerce sofreu um boom nos meses de isolamento social, fazendo com que muitas empresas – para resistir ao impacto da pandemia – tivessem que se adaptar a esse cenário oferecendo vendas online e delivery de produtos.

Uma pesquisa feita pela Go2Mob e divulgada pela página da E-commerce Brasil aponta que 35% dos brasileiros passaram a comprar mais pela internet durante a pandemia, e a tendência é que este volume se mantenha mesmo depois que o Covid-19 passar. Os produtos mais consumidos, de acordo com a mesma pesquisa, são alimentos, medicamentos, produtos de higiene, roupas, eletrônicos e cosméticos. A maioria das compras foram feitas pelo celular (82%), seguidas pelo computador (25%).

Esse fenômeno impactou muito no e-commerce, e essa transformação veio para ficar. Por isso, quem vende produtos e serviços precisa se reinventar e se inserir no ambiente das vendas online para aproveitar as oportunidades deste tipo de venda. O e-commerce permite alcançar um público consumidor maior, gerando mais leads e aumentando o volume de vendas na sua empresa. Os custos para implementar portais de e-commerce e investir em marketing digital não são tão altos, e os lucros gerados pelos canais digitais podem ser uma excelente fonte de crescimento para o seu negócio.

Tendências para o e-commerce em 2021

Como consequência desse efeito, esperam-se algumas tendências no setor de e-commerce para o próximo ano. As principais são:

  • Criação de lojas interativas: o conteúdo interativo é uma das principais atrações do mundo digital. Esse material permite gerar mais engajamento com o usuário online, que vai descobrindo informações sobre um produto à medida que participa ativamente do conteúdo. Por isso, uma grande tendência do e-commerce são as lojas interativas, com pesquisas por voz e inclusive com realidade virtual, que permitem ao consumidor ter experiências mais completas (como “provar” roupas) sem precisar sair de casa.
  • Investimento em SEO e Marketing Digital: uma forte estratégia de marketing digital é o SEO (Search Engine Optimization), aplicado ao marketing de conteúdos. Investir em um bom SEO para a divulgação da loja e-commerce é fundamental, já que assim é possível posicionar o site entre os primeiros resultados nas pesquisas em páginas de busca, como o Google. Boas práticas de SEO ajudam a aumentar o tráfego na sua loja virtual, resultando em mais conversões de vendas.

Para melhorar o posicionamento, o Google também considera o tempo que os usuários ficam dentro da sua página, sendo que quanto mais tempo, melhor. Por isso, aposte em portais responsivos e interativos e em um portfólio de produtos relevante para o seu público alvo.

Os mesmos esforços feitos em SEO devem ser levados também a outras estratégias de marketing digital, como as redes sociais, e-mail marketing, landing pages, entre outros. É importante que cada ação seja bem planejada, com um objetivo claro (aumentar o número de cliques para o site, aumentar a conversão de leads, etc.). Mais importante ainda é contar com um portal de e-commerce preparado para suportar o aumento de acessos.

  • Foco na experiência do cliente: relacionado ao anterior, focar na experiência do cliente é uma maneira de fazer com que ele se sinta satisfeito ao comprar na sua loja virtual. Esse processo começa já no momento em que o cliente conhece a sua marca pela primeira vez, até depois de que ele tenha comprado o seu produto. Existem diferentes maneiras de entregar uma melhor experiência ao consumidor, mas o ponto principal é oferecer um atendimento rápido, prático e humanizado tanto no setor de vendas como no de pós-vendas da sua empresa.

Outro jeito de melhorar a experiência do cliente é através de tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data. Com essas ferramentas, é possível identificar quais são os gostos de cada consumidor que acessa o seu e-commerce, automatizando recomendações que possam ser mais interessantes para ele naquele momento. É uma tecnologia muito usada em vários portais como YouTube, Spotify, Instagram, e as maiores lojas de e-commerce do mundo.

  • Integração Omnichannel: para um e-commerce de sucesso, é fundamental integrar diferentes canais que facilitem o processo de compra na sua loja. Investir em plataformas Omnichannel é a maneira certa de fazer isso. No Omnichannel, você direciona diferentes canais como Instagram, Facebook, Whatsapp, sites, etc. para a sua loja virtual. Assim, é possível centralizar o fluxo de leads e organizar melhor o fluxo de vendas do seu e-commerce de maneira muito mais simples e agilizada.

Conclusão

Essas são apenas algumas das principais tendências do e-commerce no pós-pandemia. Não fique de fora! Aposte nos canais virtuais para turbinar as suas vendas, sempre direcionando as estratégias para o seu consumidor ideal.

A tecnologia é a sua maior aliada nesse momento! Se você precisa de ajuda para otimizar a sua plataforma e-commerce e se conectar ao futuro, fale com a equipe da Ilha Tecnologia. Somos especialistas em TI, marketing digital e implementação de e-commerce. Entre em contato.

Gostou desse conteúdo? Clique abaixo e compartilhe com alguém que vai se interessar!

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro dos conteúdos da Ilha